As marcas são particularidades independentes das pelagens (dos pêlos), mas tão visíveis que se sobrepôem a certos sinais gerais ou mesmo especiais, a ponto de impressionar imediatamente a vista do observador, razão pela qual são enquadradas no capítulo de pelagem como elementos de identificação , para uma boa resenha do animal.
As marcas são naturais ou congênitas, isto é, que nascem com ela, e artificiais ou adquiridas, isto é, que surgem depois do nascimento.
MARCAS NATURAIS OU CONGÊNITAS
Golpe de machado - depressão existente na unção do garrotw.
Golpe de lança - depressão muscular, subcutânea, sem sinal de cicatriz, muito parecidacom o golpe de uma lança, encontrada nos músculos da tábuia do pescoço, braaços, coxas, nádegas, etc.
Embandeirada - cauda levantada, pode apresentar-se voltada para a direita ou esquerda (cavalo de raça árabe).
Cabana - orelhas caídas.
MARCAS ADQUIRIDAS OU ARTIFICIAIS
Cicatrizes acidentais ou operatórias, marcas a fogo (ferro quente) e marcas químicas (para identificar o proprietário) - quase sempre sobre estas cicatrizes nascem pêlos brancos nos animais cuja pelagem é escura, e pêlos escuros, nos animais, cuja pelagem é clara.
Troncho ou mocho - quando as orelhas são cortadas na base, comidas enroladas ou deformadamente tortas.
Embandeirado artificialmente - rabo levantado e voltado para a direita ou esquerda através de uma intervenção cirúrgica, denominanda "niquitagem", feita com o objetivo de imprimir mais elegência no animal ou por fraude, quando se quer dar a característica inata do árabe puro em cavalos mestiços ou comuns.
Pitoco ou suro - rabo cortado, sendo a designação de suro mais empregado para aves.
Nenhum comentário:
Postar um comentário